A autoridade refere-se sempre a uma ação sobre os outros. Trata-se de uma coação legítima consentida. Sempre pressupõe o reconhecimento; sem ele, ela pode ter sido, mas já era. Explicitar o fundamento do consentimento, do reconhecimento é um imenso desafio teórico.
A autoridade não se funda na simetria da argumentação, nem é criada por regras de maioria. Eleições legitimam uma autoridade, não a instituem; se ela não existia antes, não existirá depois. Um acidente de percurso pode eleger um apedeuta, mas não o transformará em autoridade, se, ainda que misteriosa, ela já não existia, latente.
A autoridade não advém de um diploma, de uma certificação formal; se não se fundar numa competência efetiva, evanescerá, como um cartão de crédito sem fundos.
Como na Ética e na dádiva, a autoridade pressupõe o exercício da assimetria. Seu reconhecimento decorre de uma reciprocidade desnivelada, de uma ordenação não hierárquica. Em seu espaço sutil, é mais do que um conselho e menos do que uma ordem.

11/11/2012

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