É impressionante o fenômeno que se dá com a palavra conservação, que  parece amplificar a cada dia sua conotação negativa. A vida equilibra-se continuamente entre as ideias de conservação e de transformação. A Ética e a Moral estão umbilicalmente ligadas ao discernimento de transformar ou preservar uma norma. Mas no discurso cotidiano, no nível do senso comum, critica-se o conservadorismo, como se se tratasse de deformação indesejável no caráter de uma pessoa. Trata-se, naturalmente, de mera ignorância filosófica, que recebe, atualmente, uma crítica veemente de uma figura respeitável, intelectual de vanguarda, misto de sociólogo e filósofo, autor de inúmeros best sellers: Zygmunt Bauman. É dele o instigante insight presente na expressão “modernidade líquida”, um ovo de Colombo que nos lembra a todos de que entre a solidez das crenças neopositivistas e a desagregação prevista pela expressão marxista “tudo que é sólido desmancha no ar”, existe o estado de liquidez, em que a forma se torna absolutamente maleável, sem, no entanto, qualquer concessão sobre a constância do volume. Em seu último livro (Babel – entre a incerteza e a esperança), Bauman afirma que o respeito aos valores do passado foi “exageradamente, irrefletidamente abandonado”. E propõe que, “Ao sonharmos com uma sociedade mais acolhedora e uma vida mais decente e significativa, avançamos gradativamente da utopia para o que chamo de retrotopia (volta ao passado).” Na visão atualíssima de Bauman, o futuro agora inspira desconfiança e o passado surge como credor de nossos projetos. Não se trata, no entanto, de simples inversão de perspectivas: o texto de Bauman sugere que futuro e passado imbricam, continuamente, virtudes e vícios. Trata-se, sem dúvida, de uma constatação admirável em um pensador revolucionário, do alto de seus mais de noventa anos. Uma verdadeira vacina para o pensamento ingênuo de quem considera “conservador” um desqualificativo para um pensamento.

********07/08/2016

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