ENSINO FUNDAMENTAL:
BUSCA DE SOLUÇÕES E DESAFIOS
Nílson José Machado
Quatro desafios se apresentam a todos que decidem buscar soluções para os problemas que a realidade do Ensino Fundamental apresenta.
O primeiro é superar a falta de identidade dessa etapa da Educação Básica. Desde os tempos idos da dupla identidade do Ensino Primário e do seletivo Curso Ginasial, tentativas de justaposição simples na constituição do Ensino de Primeiro Grau até a atual denominação de Ensino Fundamental, cindida em Fundamental I e Fundamental II, nenhuma mudança estrutural foi realizada, e “ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais”, como clamou Belchior.
O segundo é ofertar uma formação integrada para os professores desse nível de ensino, ultrapassando a anomalia atual (e de sempre), em que a maior parte dos professores do Fundamental I não conhece os conteúdos (de matemática, principalmente) do Fundamental II.
O terceiro é a incorporação e a vivência da ideia das áreas do conhecimento, tacitamente presente na prática pedagógica desse nível de ensino (não somente nas Ciências da Natureza), facilitando a “acoplagem” com o Ensino Médio.
O quarto é a tomada de consciência da não terminalidade do Ensino Fundamental, dando mais ênfase ao fato de que caracterizar o Ensino Médio como a etapa final da Educação Básica é uma conquista histórica que precisa ser concretizada.
******
PROPOSTAS DE AÇÃO
- Na construção da identidade do Ensino Fundamental é imprescindível a busca de uma formação integral para os alunos, articulando razão e sentimento na constituição da pessoalidade, e sobretudo mantendo o foco no significado do que se ensina. Fazer os alunos aceitarem algo cujo significado não entendem, este é o verdadeiro sentido da doutrinação.
- Não é possível pensar o Ensino Fundamental sem uma reflexão simultânea sobre a realidade do chamado Ensino Médio, uma nomenclatura que não parece minimamente adequada. Afinal, o Ensino Médio é a etapa final da Educação Básica, que somente se completa após a acoplagem do Ensino Fundamental ao Ensino Complementar (atual Ensino Médio).
- Na formação do Professor do Ensino Fundamental, os conteúdos das componentes curriculares devem ser tais que habilitem na compreensão dos conteúdos da Educação Básica, de todas as disciplinas.
- Nos anos finais do Ensino Fundamental, os alunos deveriam se preparar para a acoplagem com o Ensino Complementar (atual Ensino Médio), mapeando o conhecimento e realizando atividades envolvendo cada uma das quatro Áreas do Conhecimento.
*****
No comment