ENSINO FUNDAMENTAL:

BUSCA DE SOLUÇÕES E DESAFIOS

Nílson José Machado

Quatro desafios se apresentam a todos que decidem buscar soluções para os problemas que a realidade do Ensino Fundamental apresenta.

O primeiro é superar a falta de identidade dessa etapa da Educação Básica. Desde os tempos idos da dupla identidade do Ensino Primário e do seletivo Curso Ginasial, tentativas de justaposição simples na constituição do Ensino de Primeiro Grau até a atual denominação de Ensino Fundamental, cindida em Fundamental I e Fundamental II, nenhuma mudança estrutural foi realizada, e “ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais”, como clamou Belchior.

O segundo é ofertar uma formação integrada para os professores desse nível de ensino, ultrapassando a anomalia atual (e de sempre), em que a maior parte dos professores do Fundamental I não conhece os conteúdos (de matemática, principalmente) do Fundamental II.

O terceiro é a incorporação e a vivência da ideia das áreas do conhecimento, tacitamente presente na prática pedagógica desse nível de ensino (não somente nas Ciências da Natureza), facilitando a “acoplagem” com o Ensino Médio.

O quarto é a tomada de consciência da não terminalidade do Ensino Fundamental, dando mais ênfase ao fato de que caracterizar o Ensino Médio como a etapa final da Educação Básica é uma conquista histórica que precisa ser concretizada.

 

******

PROPOSTAS DE AÇÃO

 

  1. Na construção da identidade do Ensino Fundamental é imprescindível a busca de uma formação integral para os alunos, articulando razão e sentimento na constituição da pessoalidade, e sobretudo mantendo o foco no significado do que se ensina. Fazer os alunos aceitarem algo cujo significado não entendem, este é o verdadeiro sentido da doutrinação.

 

  1. Não é possível pensar o Ensino Fundamental sem uma reflexão simultânea sobre a realidade do chamado Ensino Médio, uma nomenclatura que não parece minimamente adequada. Afinal, o Ensino Médio é a etapa final da Educação Básica, que somente se completa após a acoplagem do Ensino Fundamental ao Ensino Complementar (atual Ensino Médio).

 

  1. Na formação do Professor do Ensino Fundamental, os conteúdos das componentes curriculares devem ser tais que habilitem na compreensão dos conteúdos da Educação Básica, de todas as disciplinas.

 

  1. Nos anos finais do Ensino Fundamental, os alunos deveriam se preparar para a acoplagem com o Ensino Complementar (atual Ensino Médio), mapeando o conhecimento e realizando atividades envolvendo cada uma das quatro Áreas do Conhecimento.

*****

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *